E quando suas questões emocionais se mostram no seu corpo?

· 5 min read
E quando suas questões emocionais se mostram no seu corpo?

No entanto, tomar consciência do nosso corpo e usá-lo como ferramenta a nosso favor é um bom primeiro passo. Pamela Meyer, fundadora da Calibrate, uma empresa de treinamento de detecção de mentiras, diz que as pessoas que estão mentindo costumam coçar o nariz repetidamente. Coçar o nariz é indiscutivelmente um dos indicadores mais populares de mentir. Quando você está contando algo a alguém e eles concordam excessivamente, isso significa que eles estão preocupados com o que você pensa deles ou que ele duvide de sua capacidade de seguir suas instruções. O cérebro associa o poder com a quantidade de espaço que as pessoas ocupam.

O corpo fala!

Em seu TED Talk, ela afirma que pessoas que se posicionam de forma “poderosa” experimentam alta de 20% na testosterona. Segundo o pesquisador, as emoções influenciam diretamente a percepção por meio dos sentidos. “Isso afeta os processos de informação e ações subsequentes”, destaca no estudo. Mas é comum que a postura e as emoções tenham uma forte relação e seja mais perceptível.

Como estudar linguagem corporal?

“No entanto, estas duas características humanas permanecem com muitos pontos obscuros e sem comprovação científica da sua relação”, afirma. As emoções são consideradas, neste campo, fenômenos psicofisiológicos, embora tenham um aspecto adaptativo em relação às mudanças do meio. É por isso que nem sempre estamos felizes, tristes ou empolgados durante todo o dia. “Alteram a atenção, mudam certos comportamentos nas hierarquias de resposta, e ativam redes associativas relevantes na memória”, explica José Luís Pimentel em sua tese de doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Outra dica para se dar bem na sua trajetória profissional é ficar de olho nos principais assuntos sobre administração, empreendedorismo e performance empresarial. Muitas vezes, contudo, quem trabalha essa habilidade acaba focando mais na oratória, deixando de lado a linguagem corporal.

Como o corpo se expressa com a linguagem corporal?

  • A prática teatral trabalha não somente com suas habilidades sociais (principalmente pelo trabalho desenvolvido em grupo), mas também com sua expressão corporal.
  • A linguagem corporal pode ser caracterizada de diversas formas, como, por exemplo, a negativa e a de autoconfiança.
  • Por outro lado, quando se está abatido, torna-se difícil manter o corpo ereto.
  • O que predomina nesse tipo de estilo são roupas mais claras e em tons pastel.

Deu para perceber que a maneira de se vestir impacta diretamente em como somos vistos, não é mesmo? Por isso, se você tem algum objetivo pessoal ou profissional, deve atentar às roupas que usa e se isso pode ou não estar te atrapalhando. E engana-se quem pensa que uma pessoa esportiva adota em seu guarda-roupas apenas calças, shorts e blusas curtas. Você consegue realizar combinações maravilhosas com vestidos mais leves, utilizando tênis e blusas confortáveis por cima.

Mas afinal, como melhorar a linguagem corporal?

A escolha de peças e assessórios pode expressar muito da essência de cada pessoa. Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você. Agora que você já sabe o que o seu estilo fala sobre você, busque referências em pessoas que te inspiram e siga os passos delas. Respeite seu biotipo e seja fiel ao seu gosto, lembrando que bom senso nunca é demais. Quer um exemplo de mulher criativa que esbanja charme e torna popular todos os seus acessórios? Com diversas perucas, sapatos diferenciados e vestidos que você não costuma ver no seu dia a dia, a cantora consegue arrancar aplausos em todos os eventos que frequenta. Outro modo de avaliar é lembrar se mesmo com uma boa ideia e estando com tudo preparado para uma apresentação, ainda assim você não obteve um retorno positivo dos espectadores. A linguagem corporal negativa pode impedir que as pessoas prestem atenção em você ou ouçam com carinho o que você está dizendo. Em 1950 ele apurou que 55% da nossa comunicação é não verbal, enquanto 38% é vocal — tom de voz, velocidade e volume da fala — e apenas 7% é verbal, ou seja, somente palavras. Em poucos exemplos, ficou claro que o corpo diz muito sobre quem somos e o que estamos realmente sentindo no momento, e isso foi comprovado por psicólogos como Albert Mehrabian, um dos primeiros pesquisadores sobre linguagem corporal. Linguagem corporal é uma forma de comunicação interpessoal ou não verbal; isso quer dizer que nós interpretamos os sinais que o corpo da outra pessoa envia e conseguimos captar uma mensagem que vai além das palavras que estão sendo ditas. Se você quiser se sentir mais confiante, comece endireitando as costas, ficando ereto e expandindo.

O que a postura do corpo diz sobre as suas emoções?

Autoconhecimento Cheia de detalhes, a linguagem corporal deixa pistas sobre o comportamento humano.  Luiza Meneghim análise corporal , se usada de maneira correta, é uma excelente ferramenta para mudar a vida das pessoas. Uma parte considerável de qualquer desenvolvimento pessoal é o autoconhecimento. Entender as próprias emoções e saber administrá-las ajuda, e muito, a melhorar o funcionamento do organismo e a encontrar o equilíbrio. A comunicação não verbal está nos mínimos detalhes, daí a relevância de se conhecer bem e se estar atenta às impressões deixadas nas pessoas.

O que é Centro de Valorização da Vida?

Desenvolver a comunicação é um investimento que qualquer pessoa deveria fazer. Assim como em uma conversa tradicional, é importante você demonstrar o controle das ações logo de cara. Certos lugares possuem determinados códigos de conduta, como escritórios e ambientes corporativos. Além disso, esse tipo de abordagem é ideal para quem busca estabelecer uma relação de confiança, como uma negociação com um cliente ou fornecedor, por exemplo. Os olhos são as janelas da alma e, por isso, é muito difícil esconder qualquer tipo de informação quando se está olhando diretamente para eles. Em psicanálise não costumamos falar sobre cura, sobre resolução de todos os problemas. Partindo de um pressuposto mais realista, procuramos trabalhar junto com o paciente para que ele entenda suas dores, entenda suas frustrações e, com o tempo, aprenda a lidar melhor com isso tudo, de forma menos sofrida. A especialista fala sobre a postura do poder e confiança caracterizada no reino animal pela expansão do corpo e movimentos. A cientista social Amy Cuddy, em uma palestra no TED, demonstra que pesquisadores descobriram que a linguagem corporal vai além da representação daquilo que queremos dizer. Uma emoção tem a capacidade de organizar, de forma rápida e eficaz, respostas fisiológicas em diferentes sistemas do corpo. É o que afirma a master coach e analista de perfil comportamental, Denice Garbin Mincarone. “As pessoas comunicam algo com palavras que muitas vezes não estão alinhadas ao que o corpo e semblante estão dizendo. Se falo algo e, internamente não estou convencida disso, as minhas microexpressões me denunciam”, explica Denice, que também é diretora da Febracis Florianópolis e Blumenau. Quando tomamos consciência sobre a importância da comunicação não verbal, podemos utilizá-la não somente para avaliar os outros, mas para moldar a nós mesmas de acordo com o que desejamos ser.

Ao contrário, quem mantém as costas retas e até joga os ombros para trás mostra uma atitude corajosa e até desafiadora. De acordo com o Psychologist World, sentimentos e emoções positivas em relação a alguém podem alterar nossa taxa de intermitência, fazendo-nos piscar com mais frequência do que a média de 6-10 vezes por minuto. Olhar para a direita também mostra que a pessoa está imaginativa e com pensamentos criativos, porém também pode significar que estão mentindo. São um sinal comum de que a pessoa está irritada ou rejeita a situação a qual está passando.